Introdução

 

 

Sou engenheiro civil dinamarques, nascido em 1919. A homepage mostra minha ascendência e a da minha esposa brasileira Eunice Pereira de Castro (1924-2000), bem como dados sobre pessoas de nome Kaarsberg, que possívelmente são meus parentes.

Os textos são baseados em pesquisa pessoal entre arquivos públicos, livros e relatos de família. Nos anos recentes o material foi suplementado com dados de outros amadores em genealogia, em parte obtidos através de mídia eletrônicas. Estes dados ainda não foram todos verificados.

Além dos quadros de ascendência elaborei tambem uma série de árvores genealógicas e relatos sobre ascendentes selecionados. Dois desses livros sobre a família foram depositados em várias bibliotecas públicas na Dinamarca.

Meu nome de família foi adotado pelo juíz de Odense, Anders Hansen Korsebjerg (ca. 1600 - 1665), que era arrendatário da fazenda Korsebjerg na paróquia de Ubberud ao oeste de Odense; ele era filho de Hans Anderssøn (ca. 1550 - ca. 1633), que arrendava a mesma fazenda. Desde então, a soletração do nome foi gradualmente alterada para Kaarsberg. O nome Korsebjerg significa Monte da Cruz. Os membros da família pertenciam a quase todas as camadas sociais e viviam em quase todas as partes do país. Certo número deles eram imigrantes, principalmente da Suécia, Noruéga e Alemanha, e a maioria destes eram artesãos de diversos ofícios, chegados ao país por volta de 1800. Alguns familiares emigraram para Noruéga, Reino Unido e California.

A orígem da família da minha esposa Eunice é essencialmente imigrantes portugueses no Brasil. Entre os ascendentes figuram outros europeus, principalmente espanhões, e alguns representantes da população nativa são tambem registrados. O quadro genealógico foi baseado no memorial deixado pelo avô materno da Eunice, que estudava obras genealógicas. Este memorial foi suplementado pelo livro "Negros da Terra" de John Manuel Monteiro (São Paulo 1994). Por enquanto sómente um ramo de ascendentes foi levado até o tempo da descoberta do Brasil no ano de 1500.

Nota-se que um livro sobre a família Pereira de Castro foi publicado em 2003. O autor é Samuel Candido de Oliveira Castro e o título "Tesouro de Família". O endereço do autor é
castro.genealogia@bol.com.br


O material foi tratado pelo programa suéco Disgen 7.0e-1.
Os extratos de Disgen foram feitos através dos pragramas Gedcom e Gedclean.
Os quadros genealógicos foram construidos mediante o programa Ahne2web.
A homepage foi criada por meu filho Palle Kaarsberg.


 

To top of page
Præsentation   Introdução   Presentation   Präsentation Ascendência de Jörgen Kaarsberg (N. 1919) Gráfica Tabelada Sobrenomes Localidades Ascendência de Eunice Pereira de Castro (1924 - 2000) Gráfica Tabelada Talvez aparentados Inquéritos Crônica da família Ilustrações Retratos dos ascendentes Fotos 1967 - 1914 Fotos 1914 - 1890 Fotos 1890 - 1850 Imagens antigas Árvore genealógica Protocolo de visitantes Contátos Links